---
title: "Impostos para youtubers: registro e critérios de isenção"
locale: pt
category: knowledge_base
category_name: "Base de Conhecimento"
translation_status: reviewed
license: cc_by
author: "injoys"
source_url: https://injoys.com/en/articles/youtuber-tax-income-vat-business-registration
published_at: 2026-10-05T18:00:18+09:00
---

# Impostos para youtubers: registro e critérios de isenção

> Youtubers também devem declarar como renda empresarial as receitas recorrentes de anúncios, patrocínios e apoio financeiro. É preciso verificar a distinção entre atividades tributadas e isentas conforme a presença de funcionários e instalações, os critérios do regime simplificado de tributação, o calendário de declarações e as questões relativas à retenção na fonte no exterior.

## Key Points

- Quem obtém receita com vídeos de forma contínua e recorrente tem a obrigação de registrar a atividade empresarial.
- Mesmo os empresários isentos do imposto sobre valor agregado devem verificar suas obrigações relativas ao imposto de renda global e à declaração da situação do estabelecimento.
- O critério geral do regime simplificado de tributação, ampliado em julho de 2024, é que o valor das operações no ano anterior seja inferior a 104 milhões de won.
- O imposto de renda global não é calculado apenas com base no faturamento, mas leva em conta despesas necessárias, deduções e outros fatores.
- A retenção de impostos dos Estados Unidos pelo Google não substitui a declaração de renda na Coreia do Sul.

Quem ganha dinheiro continuamente com anúncios, patrocínios ou contribuições por meio do YouTube também está sujeito à declaração de impostos. Mesmo quem exerce uma **atividade isenta do imposto sobre valor agregado** precisa declarar o imposto de renda global. O valor efetivamente devido depende das despesas dedutíveis e das deduções. A existência de funcionários e instalações determina o enquadramento da atividade.

O limite de receita para o regime simplificado segue os critérios revisados em julho de 2024, e as datas de declaração seguem as orientações da Receita Nacional relativas ao ano-base 2025.

## Quais receitas de YouTubers devem ser declaradas?

A receita obtida repetidamente com vídeos, com finalidade lucrativa, é considerada renda de atividade empresarial. É incorreto considerar apenas a receita de anúncios como sujeita à declaração. Também entram as contribuições relacionadas às transmissões que os espectadores enviam para uma conta pessoal. A Receita Nacional orienta que essas receitas sejam incluídas na declaração do imposto de renda global. [Orientações da Receita Nacional sobre a declaração do imposto de renda global](https://www.nts.go.kr/nts/na/ntt/selectNttInfo.do?mi=2489&nttSn=1319619)

| Tipo de receita | Documentos a conferir |
| --- | --- |
| Receita de anúncios do YouTube | Demonstrativos de receita e pagamentos da plataforma |
| Patrocínios de empresas e pagamento pela produção de vídeos promocionais | Contratos e demonstrativos de pagamento |
| Contribuições pela plataforma e para contas pessoais | Registros das contribuições e movimentações bancárias |
| Receita de eventos, palestras e outras atividades | Demonstrativos de pagamento e termos dos contratos |

A Receita Nacional apresenta anúncios, contribuições, promoções para empresas e eventos como fontes de receita dos criadores. No entanto, atividades ocasionais podem receber outra classificação de renda. Se for difícil determinar se a atividade é contínua, organize seus registros para verificar o enquadramento. [Visão geral da Receita Nacional sobre criadores de mídia individuais](https://g.nts.go.kr/nts/cm/cntnts/cntntsView.do?cntntsId=7801&mi=2479)

### Trabalhadores assalariados e menores de idade também precisam declarar?

Quem tem emprego também deve avaliar a necessidade de declarar o imposto de renda global se recebe receitas recorrentes de vídeos. O acerto tributário de fim de ano feito pela empresa não inclui automaticamente a renda da atividade de produção de vídeos. A declaração do imposto de renda global também considera os rendimentos do trabalho assalariado sujeitos à soma. [Visão geral da Receita Nacional sobre o imposto de renda global](https://t.nts.go.kr/nts/cm/cntnts/cntntsView.do?cntntsId=7664&mi=2224)

Ser menor de idade, por si só, não isenta rendimentos tributáveis. Se a família administra o canal em conjunto, porém, é preciso verificar a quem a renda efetivamente pertence. Se a pessoa que aparece no canal, quem assina os contratos e quem recebe a receita forem diferentes, consulte a repartição tributária competente.

## Registro da atividade e condições de tributação e isenção

Quem obtém receitas de vídeos de forma contínua e recorrente tem a obrigação de registrar a atividade. O registro não é um procedimento opcional apenas quando oferece vantagem tributária. A classificação como atividade tributada ou isenta depende da relação de emprego efetiva e das instalações usadas na atividade.

As “Orientações tributárias para criadores de mídia individuais” da Receita Nacional afirmam:

> Tanto quem exerce uma atividade tributada quanto quem exerce uma atividade isenta deve declarar o imposto de renda global.

| Categoria | Critério de enquadramento | Código da atividade | Declarações básicas |
| --- | --- | --- | --- |
| Produção de conteúdo de mídia | Contratação de funcionários ou posse de instalações físicas para a atividade | 921505 | Imposto sobre valor agregado e imposto de renda global |
| Criador individual de conteúdo de mídia | Ausência tanto de funcionários quanto de instalações físicas para a atividade | 940306 | Declaração da situação do estabelecimento e imposto de renda global |

Trabalhar sozinho não torna a atividade automaticamente isenta. A Receita Nacional cita equipamentos profissionais de filmagem e um estúdio separado como exemplos de instalações físicas. Se não estiver claro se as instalações são usadas exclusivamente na atividade, confirme o enquadramento antes de fazer o registro. [Orientações tributárias da Receita Nacional para criadores de mídia individuais](https://nts.go.kr/nts/cm/cntnts/cntntsView.do?cntntsId=7802&mi=2480)

## Qual é a diferença entre o regime simplificado e a isenção?

O regime simplificado facilita o cálculo do imposto sobre valor agregado. A isenção dispensa a cobrança desse imposto sobre os serviços abrangidos. Os critérios de enquadramento dos dois regimes são diferentes.

O limite geral para o regime simplificado é uma receita bruta do ano anterior inferior a 80 milhões de wons. A receita bruta inclui o imposto sobre valor agregado. Como esse limite foi ampliado em julho de 2024, não se deve continuar aplicando o antigo valor de 80 milhões de wons. [Orientações da Receita Nacional sobre a reforma do regime simplificado](https://g.nts.go.kr/nts/na/ntt/selectNttInfo.do?mi=2201&nttSn=1335068)

| Categoria | O que avaliar | Isenção do imposto de renda global |
| --- | --- | --- |
| Atividade isenta | Serviços prestados e requisitos relativos a pessoal e instalações | Não há isenção |
| Contribuinte do regime simplificado | Limite de receita e condições que impedem a adesão ao regime | Não há isenção |
| Contribuinte do regime geral | Enquadramento tributário, incluindo a possibilidade de adesão ao regime simplificado | Não há isenção |

Mesmo que a receita esteja dentro do limite, o regime simplificado pode ser vedado conforme o ramo de atividade e outros fatores. Confira o enquadramento efetivamente aplicável nos dados de registro da atividade. Os requisitos também podem ser consultados nas orientações da Receita Nacional sobre o imposto sobre valor agregado. [Visão geral da Receita Nacional sobre o imposto sobre valor agregado](https://www.nts.go.kr/nts/cm/cntnts/cntntsView.do?cntntsId=7693&mi=2401)

### Alíquota zero para receitas de anúncios do exterior

Receitas de anúncios do exterior que atendam aos requisitos podem estar sujeitas à alíquota zero. Isso significa aplicar uma alíquota de 0% ao imposto sobre valor agregado. Diferentemente da isenção, trata-se de uma operação tributada, que exige declaração e conferência dos comprovantes. As receitas de patrocínios nacionais não devem ser tratadas da mesma forma. [Orientações da Receita Nacional sobre o imposto sobre valor agregado para criadores](https://nts.go.kr/nts/cm/cntnts/cntntsView.do?cntntsId=7802&mi=2480)

## Quanto um YouTuber paga de impostos?

Não é possível determinar o imposto de renda global apenas com base na receita mensal. A renda da atividade empresarial é calculada subtraindo-se as despesas dedutíveis da receita total. Também são considerados outros rendimentos sujeitos à soma e as deduções. Por isso, receitas iguais podem resultar em valores de imposto diferentes.

Ao declarar com base nos livros contábeis, a sequência básica de cálculo é:

1. Some as receitas da atividade, como anúncios, patrocínios e contribuições.
2. Subtraia as despesas dedutíveis reconhecidas para calcular a renda da atividade empresarial.
3. Considere outros rendimentos sujeitos à soma e as deduções da renda.
4. Aplique a alíquota e, depois, ajuste os créditos tributários e os impostos já pagos.

Despesas dedutíveis são gastos relacionados à atividade. Os livros que registram receitas e despesas servem de base para o cálculo. O tipo de livro exigido varia conforme o ramo de atividade, o volume de receitas e outros fatores. [Orientações da Receita Nacional sobre escrituração e crédito por imposto pago no exterior](https://www.nts.go.kr/nts/na/ntt/selectNttList.do?bbsId=50666&mi=2489)

### Todos os gastos com produção de vídeos são aceitos como despesas?

Não é permitido declarar despesas pessoais como gastos de produção de vídeos. No caso de alimentação ou compra de produtos, é preciso verificar a relação efetiva com a atividade. Guarde os recibos e registre a finalidade de cada gasto. [Resposta da Receita Nacional a uma consulta sobre despesas de alimentação do próprio titular da atividade](https://taxlaw.nts.go.kr/qt/USEQTA002P.do?ntstDcmId=010000000000314800)

- Serviços de edição e produção: confira o contrato e os comprovantes de pagamento.
- Aluguel de local de filmagem: confira o contrato de locação e os registros de uso na atividade.
- Compra de equipamentos: confira se são usados na atividade e como o gasto deve ser contabilizado.
- Gastos de uso pessoal e profissional misto: separe a parte relacionada à atividade.

Ter muitas despesas não gera, por si só, uma restituição. A restituição ocorre quando o imposto já pago supera o valor final devido. A renda de atividade empresarial sujeita à retenção de 3,3% na Coreia também entra no ajuste. [Orientações da Receita Nacional sobre a declaração pré-preenchida](https://g.nts.go.kr/nts/cm/cntnts/cntntsView.do?cntntsId=239072&mi=41095)

## Prazos para declarar o imposto de renda global e o imposto sobre valor agregado

Em geral, o imposto de renda global é declarado em maio do ano seguinte ao recebimento da receita. O prazo legal vai de 1º a 31 de maio. Quem apresenta o certificado de confirmação de declaração fidedigna declara até 30 de junho. Se o vencimento cair em um sábado ou feriado, o prazo é prorrogado até o dia seguinte.

O prazo geral de declaração referente ao ano-base 2025 foi **1º de junho de 2026**. Em princípio, a renda obtida em 2026 deve ser declarada em maio de 2027. Consulte as orientações da Receita Nacional para verificar regras especiais de cada ano. (Dado confirmado: para parte dos contribuintes do ano-base 2025 beneficiados por medidas de apoio tributário, o prazo de pagamento do imposto de renda global foi prorrogado por 3 meses, de 1º de junho de 2026 para 31 de agosto de 2026 · fonte: nts.go.kr · confirmado em 2026-10-05) [Prazos da Receita Nacional para declarar e pagar o imposto de renda global](https://www.nts.go.kr/nts/cm/cntnts/cntntsView.do?cntntsId=7665&mi=2223)

| Tipo de declaração | Período ou informações abrangidas | Prazo geral |
| --- | --- | --- |
| Imposto de renda global | Rendimentos do ano anterior sujeitos à soma | 31 de maio do ano seguinte |
| Imposto sobre valor agregado no regime geral | Atividades do primeiro semestre | 25 de julho do mesmo ano |
| Imposto sobre valor agregado no regime geral | Atividades do segundo semestre | 25 de janeiro do ano seguinte |
| Imposto sobre valor agregado no regime simplificado | Atividades do ano correspondente | 25 de janeiro do ano seguinte |
| Declaração da situação do estabelecimento de atividade isenta | Receitas e situação do estabelecimento no ano anterior | 10 de fevereiro do ano seguinte |

A tabela apresenta o calendário básico. É preciso verificar separadamente os feriados e eventuais prorrogações individuais. Contribuintes do regime simplificado também podem precisar apresentar uma declaração intermediária em caso de mudança de enquadramento, entre outras situações. Contribuintes individuais do regime geral devem verificar ainda os pagamentos exigidos por notificação antecipada. [Calendário da Receita Nacional para declaração do imposto sobre valor agregado](https://www.nts.go.kr/nts/cm/cntnts/cntntsView.do?cntntsId=7693&mi=2401)

YouTubers com atividade isenta também devem apresentar a declaração da situação do estabelecimento. A Receita Nacional orientou que as atividades de 2025 fossem declaradas até 10 de fevereiro de 2026. Essa declaração informa o valor das receitas, as principais despesas e a situação das instalações e dos funcionários, entre outros dados. [Orientações da Receita Nacional sobre a declaração da situação do estabelecimento em 2026](https://www.nts.go.kr/nts/na/ntt/selectNttInfo.do?bbsId=1028&mi=2201&nttSn=1348061)

## Como a Receita Nacional identifica receitas do exterior?

A Receita Nacional utiliza dados de operações de câmbio, notas fiscais eletrônicas e outras informações tributárias. Dados de cartões de crédito também são usados para conferir as declarações. Receber receitas em uma conta pessoal não as exclui da obrigação de declarar. [Orientações da Receita Nacional sobre a declaração de renda de YouTubers](https://www.nts.go.kr/nts/na/ntt/selectNttInfo.do?mi=2489&nttSn=1319619)

O valor de 10 mil dólares americanos não é um limite de isenção do imposto de renda para YouTubers. O critério para os bancos comunicarem dados é diferente da obrigação de declarar renda. Mesmo que o valor recebido em moeda estrangeira seja inferior a esse montante, a renda tributável deve ser declarada. Consulte as orientações cambiais do seu banco para conhecer os requisitos específicos de comunicação.

## Retenção de imposto no exterior e conferência dos depósitos bancários

Elaborar os registros contábeis das receitas do exterior apenas com base nos depósitos bancários pode gerar divergências. Isso porque o Google pode reter impostos dos Estados Unidos antes de fazer o pagamento. Na retenção, quem paga desconta e recolhe o imposto antecipadamente. Confira os valores finais retidos no relatório de pagamentos do Google. [Requisitos fiscais dos Estados Unidos para o YouTube](https://support.google.com/youtube/answer/10391362?hl=ko)

A tabela a seguir apresenta os itens a conferir ao comparar os documentos de pagamento.

| Documento | O que conferir | Motivo da distinção |
| --- | --- | --- |
| Relatório de pagamentos da plataforma | Receitas e valores retidos | Distinguir a receita antes dos impostos do valor efetivamente recebido |
| Extrato bancário | Valor efetivamente recebido e tarifas | Identificar diferenças em relação ao valor do pagamento |
| Documentos fiscais dos Estados Unidos | Renda e impostos pagos no ano correspondente | Avaliar o crédito por imposto pago no exterior |
| Demonstrativo de pagamento de patrocínios nacionais | Valor pago e imposto retido na Coreia | Conferir separadamente das receitas do exterior |

Mesmo que tenha pago impostos nos Estados Unidos, é preciso avaliar separadamente a declaração na Coreia. O crédito por imposto pago no exterior é um mecanismo para ajustar a dupla tributação. Como há requisitos de aplicação e um limite para o crédito, não se deve presumir que todo o imposto será creditado. A Receita Nacional explica o cálculo desse limite nas orientações tributárias para criadores. [Orientações da Receita Nacional sobre o crédito por imposto pago no exterior](https://nts.go.kr/nts/cm/cntnts/cntntsView.do?cntntsId=7802&mi=2480)

## Erros comuns na declaração de impostos de YouTubers

Um erro comum é confundir a obrigação de declarar com o valor efetivamente devido. Um imposto calculado em valor baixo não dispensa a declaração. A omissão de receitas ou a declaração de valores inferiores aos devidos pode gerar multas. [Orientações da Receita Nacional sobre o imposto de renda global para YouTubers](https://www.nts.go.kr/nts/na/ntt/selectNttInfo.do?mi=2489&nttSn=1319619)

| Equívoco comum | O que verificar |
| --- | --- |
| Quem exerce uma atividade isenta não precisa apresentar declarações fiscais | Verifique o imposto de renda global e a declaração da situação do estabelecimento |
| O acerto tributário de fim de ano encerra também as obrigações relativas à atividade paralela | Verifique a declaração do imposto de renda global, incluindo a renda da atividade de produção de vídeos |
| Contribuições recebidas em conta pessoal não precisam ser declaradas | Verifique se a receita está relacionada às transmissões |
| Gastar muito com despesas gera restituição | Compare o imposto final devido com o que já foi pago |
| A retenção de imposto nos Estados Unidos encerra as obrigações de declaração na Coreia | Avalie a declaração na Coreia e o crédito por imposto pago no exterior |

A preparação da declaração pode seguir esta ordem:

1. Confira o ramo de atividade e o enquadramento tributário no comprovante de registro da atividade.
2. Reúna os demonstrativos de pagamento das plataformas e os registros de patrocínios e contribuições.
3. Registre as receitas e despesas da atividade nos livros contábeis.
4. Confira separadamente as retenções de imposto na Coreia e no exterior.
5. Consulte na Receita Nacional o prazo de declaração referente ao ano-base correspondente. (Dado confirmado: prazo atualmente informado pela Receita Nacional para a declaração do imposto de renda global referente ao ano-base 2025: 1º de junho de 2026 para os contribuintes em geral e 30 de junho de 2026 para quem apresenta o certificado de confirmação de declaração fidedigna · fonte: nts.go.kr · confirmado em 2026-10-05)

## FAQ

### YouTubers também precisam se registrar como empresários?
Quem produz vídeos de forma contínua e recorrente para obter renda tem a obrigação de se registrar como empresário. A classificação como tributável ou isento depende da contratação de funcionários e da existência de instalações para a atividade.

### YouTubers isentos também estão dispensados do imposto de renda sobre a renda global?
A isenção diz respeito ao imposto sobre valor agregado. YouTubers isentos também devem declarar o imposto de renda sobre a renda global e verificar a obrigação de apresentar a declaração sobre a situação do estabelecimento.

### O limite de faturamento anual para o regime simplificado de tributação dos YouTubers é de 80 milhões de won?
Esse era o limite anterior. O critério geral ampliado em julho de 2024 é um valor total das operações inferior a 104 milhões de won no ano imediatamente anterior. Também é preciso verificar as condições de exclusão conforme o setor de atividade, entre outros fatores.

### O que fazer se um empregado tiver renda extra com o YouTube?
A renda de atividade empresarial obtida regularmente com vídeos deve ser declarada no imposto de renda sobre a renda global. Além do ajuste anual feito pela empresa, é preciso incluir a renda do trabalho e a renda da atividade empresarial que devem ser somadas.

### YouTubers menores de idade também pagam impostos?
A renda tributável não fica isenta apenas porque o YouTuber é menor de idade. Se não estiver claro a quem a renda pertence, como no caso de uma atividade conduzida em conjunto com familiares, é preciso verificar os contratos e os demonstrativos de pagamento.

### Doações recebidas em conta pessoal também devem ser declaradas?
As doações recebidas em razão das transmissões devem ser declaradas. O fato de terem sido recebidas em uma conta pessoal ou chamadas de doações não as exclui da declaração.

### Se a renda for baixa, posso deixar de apresentar a declaração do imposto de renda sobre a renda global?
Não é possível deixar de declarar apenas porque a renda é baixa. Mesmo que o valor a pagar seja pequeno após considerar as despesas necessárias e as deduções, a obrigação de declarar deve ser avaliada separadamente.

### Se recebi o pagamento de um patrocínio com retenção de 3,3%, a declaração já foi feita?
Os 3,3% retidos da renda de atividade empresarial são impostos pagos antecipadamente. Na declaração do imposto de renda sobre a renda global, esse valor é ajustado ao imposto final e, conforme o resultado, pode haver pagamento adicional ou restituição.

### Se o valor recebido do exterior for inferior a 10 mil dólares americanos, não preciso declarar?
O valor de 10 mil dólares americanos não é um critério de isenção do imposto de renda. Independentemente dos critérios de comunicação de dados pelos bancos, é preciso declarar a renda tributável obtida com vídeos.

### Se o Google reteve o imposto americano, o que acontece com o imposto na Coreia?
A retenção na fonte nos Estados Unidos não substitui a declaração da renda na Coreia. É preciso verificar a renda correspondente e os comprovantes dos impostos pagos para avaliar os requisitos e o limite do crédito por imposto pago no exterior.

### Qual foi o prazo para declarar o imposto de renda sobre a renda global referente à renda de YouTubers obtida em 2025?
O prazo geral para a declaração foi 1º de junho de 2026. Para quem apresenta o certificado de confirmação da declaração fiscal fiel, o prazo foi 30 de junho de 2026.

## Sources

- [Serviço Nacional de Impostos: orientações tributárias para criadores individuais de conteúdo](https://nts.go.kr/nts/cm/cntnts/cntntsView.do?cntntsId=7802&mi=2480)
- [Serviço Nacional de Impostos: visão geral sobre criadores individuais de conteúdo](https://g.nts.go.kr/nts/cm/cntnts/cntntsView.do?cntntsId=7801&mi=2479)
- [Serviço Nacional de Impostos: orientações tributárias para novas atividades, como a de youtuber: declaração do imposto de renda global](https://www.nts.go.kr/nts/na/ntt/selectNttInfo.do?mi=2489&nttSn=1319619)
- [Serviço Nacional de Impostos: comunicado à imprensa de 18 de junho de 2024 sobre a reforma do regime de tributação simplificada](https://g.nts.go.kr/nts/na/ntt/selectNttInfo.do?mi=2201&nttSn=1335068)
- [Serviço Nacional de Impostos: visão geral do imposto sobre valor agregado](https://www.nts.go.kr/nts/cm/cntnts/cntntsView.do?cntntsId=7693&mi=2401)
- [Serviço Nacional de Impostos: visão geral do imposto de renda global](https://t.nts.go.kr/nts/cm/cntnts/cntntsView.do?cntntsId=7664&mi=2224)
- [Serviço Nacional de Impostos: prazo para declarar e pagar o imposto de renda global](https://www.nts.go.kr/nts/cm/cntnts/cntntsView.do?cntntsId=7665&mi=2223)
- [Serviço Nacional de Impostos: orientações de 19 de janeiro de 2026 sobre a declaração da situação dos estabelecimentos de contribuintes isentos de impostos](https://www.nts.go.kr/nts/na/ntt/selectNttInfo.do?bbsId=1028&mi=2201&nttSn=1348061)
- [Serviço Nacional de Impostos: orientações tributárias para novas atividades, como a de youtuber: escrituração contábil e crédito tributário por impostos pagos no exterior](https://www.nts.go.kr/nts/na/ntt/selectNttList.do?bbsId=50666&mi=2489)
- [Sistema de Informações sobre a Legislação Tributária Nacional: as despesas com refeições do próprio empresário são consideradas despesas necessárias?](https://taxlaw.nts.go.kr/qt/USEQTA002P.do?ntstDcmId=010000000000314800)
- [Serviço Nacional de Impostos: orientações sobre a declaração totalmente pré-preenchida: restituição](https://g.nts.go.kr/nts/cm/cntnts/cntntsView.do?cntntsId=239072&mi=41095)
- [Central de Ajuda do YouTube: requisitos fiscais dos Estados Unidos aplicáveis à receita do YouTube](https://support.google.com/youtube/answer/10391362?hl=ko)

## Images

![Um homem examina uma embalagem num apartamento, diante de uma câmara num tripé e de uma luz de estúdio.](https://injoys.com/rails/active_storage/blobs/proxy/eyJfcmFpbHMiOnsiZGF0YSI6MjQ4ODIsInB1ciI6ImJsb2JfaWQifX0=--5d75b968905d9d96c1b6fd3c5f6b4159435aaa27/ai-7800f282.webp)
![Criadora de vídeos sentada em um banco, com uma bolsa de câmera aberta e um documento sobre a mesa](https://injoys.com/rails/active_storage/blobs/proxy/eyJfcmFpbHMiOnsiZGF0YSI6MjQ4ODgsInB1ciI6ImJsb2JfaWQifX0=--6db2d2a1b589f6f94927bd7ed86806e3d84d698c/ai-f141d9e1.webp)